Como transferir o seu site e email sem downtime

A transferência do seu site e emails pode ser feita sem qualquer downtime. Saiba como.

Transferência do domínio

Vamos considerar a seguinte hipótese: você quer alojar o seu site e os seus emails na nossa empresa (temos a reputação de termos um web hosting muito estável), mas você já registou o domínio noutra empresa.

A transferência do domínio para a nossa empresa é facultativa. É um processo administrativo cuja consequência é escolher a que empresa vai pagar as futuras renovações do domínio. A maioria dos nossos clientes opta por transferir o domínio para a nossa empresa, porque é mais cómodo pagar os 2 serviços à mesma empresa.

Como é que se aponta o domínio para o servidor de web hosting, caso o domínio não seja transferido para a empresa de web hosting?

A nossa empresa, quando envia os dados de acesso ao cliente, informa quais são os nameservers do servidor do web hosting. É a morada desse servidor. A única coisa que o cliente tem que faz é pedir à empresa onde registou o domínio que altere os nameservers do domínio para os nameservers que a nossa empresa indicar nos dados de acesso.

Em conclusão, você pode ter o serviço de domínio numa empresa e o serviço de web hosting noutra empresa diferente.

Criar as contas de email

Assim que receber os dados de acesso à sua conta de web hosting, terá acesso imediato ao servidor, através dum IP que indicamos. Terá acesso imediato ao painel de controlo do alojamento, através de FTP e através dum browser. Poderá criar as contas de email, efectuar o upload do seu site, verificar se o site está funcional no browser, antes mesmo de apontar o domínio para o servidor de web hosting.

Aceda ao painel de controlo do alojamento e clique na opção “Contas De Correio”. Nessa página, adicione todas as contas de email que necessitar. Clique na imagem ao lado. Veja como é fácil adicionar uma conta de email.

Upload dos ficheiros do site através de FTP

Caso não tenha um cliente de FTP, instale o Filezilla, que é grátis e fácil de usar. Clique aqui para ver o Filezilla aberto e pronto a usar. Se precisar dum tutorial vídeo que explique como é que se faz o upload de ficheiros para a sua conta de web hosting, mande-nos um email para o nosso suporte técnico.

Faça o upload dos ficheiros do seu site para a pasta public_html da sua conta de web hosting.

Aceda ao URL temporário no browser para verificar se o upload foi efectuado sem qualquer erro.

Finalmente, aponte o domínio para o servidor de web hosting.

Caso precise de criar uma ou várias bases de dados MySQL, pode fazê-lo no control panel do alojamento. Tem ainda acesso ao phpmyadmin, para importar ou alterar a base de dados.

Transferência do site e emails sem downtime

A transferência do seu site e email deve ser feita sem qualquer downtime. Náo cancele a conta de web hosting antiga, sem concluir a criação das contas de email no nosso control panel, o upload dos ficheiros do seu site e caso tenha bases de dados, a respectiva importação.

Apontado o domínio para o nosso servidor de web hosting, já não precisa da conta de web hosting antiga. E a transferência do site e das contas de email foi efectuado sem qualquer downtime.


Criar as contas de email

×

Upload dos ficheiros do site através de FTP

×

Print Friendly
Subscrever Newsletter

Conta E-mail:

Prefiro receber a Newsletter em formato Texto